mulher-grávida-a-agarrar-a-barriga

Gravidez e Acompanhamento Psicológico

Todas as grávidas passam por um turbilhão de emoções durante esta fase da sua vida que nem sempre é fácil de gerir. Mesmo quando a gravidez surge de forma planeada e é muito desejada, as emoções contraditórias ao momento de felicidade que se vive podem surgir; é aliás bastante provável que sentimento de medo e momentos de ansiedade surjam; e a romantização da maternidade que existe na nossa sociedade por vezes não ajuda a esta gestão de sentimentos.

Ter acompanhamento psicológico na fase pré-natal – da grávida e da sua rede de apoio – tem inúmeros benefícios não só no decorrer da gravidez, bem como no pós-parto, pois este acompanhamento pode ajudar a detetar sinais de que a mulher pode apresentar maior probabilidade de, por exemplo, desenvolver uma depressão pós-parto (entre outras possíveis patologias de foro mental).

Desta forma, acredito que o acompanhamento psicológico nesta fase da vida é essencial para ajudar a grávida a gerir todas as emoções que podem surgir nesta fase da vida, podendo assim viver a gravidez e, posteriormente, a maternidade, de forma mais tranquila e feliz.

Sobre o autor

Partilha o artigo!