Perturbação-de-Hiperatividade-Défice-de-Atenção-nas-Crianças

Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção nas Crianças.

A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) é a perturbação do desenvolvimento infantil mais comum, que se pode manter até à idade adulta e cujo diagnóstico tem aumentado nos últimos tempos. É na idade escolar que a maior parte das crianças são sinalizadas, pois trata-se de momentos em que é exigida mais atenção e concentração às crianças (Novais, 2014).

A avaliação desta perturbação deve incluir o rastreio de outras perturbações que estão frequentemente associadas à PHDA, nomeadamente: ansiedade, as dificuldades de aprendizagem e a perturbação de comportamento de oposição e desafio.

Segundo as últimas diretrizes internacionais, a PHDA é passível de diagnóstico a partir dos 4 anos de idade. Abaixo desta faixa etária, nomeadamente na fase pré-escolar, os sintomas mais visíveis são os que estão relacionados com a hiperatividade, devido à elevada agitação motora (Novais, 2014).

Palavras-chave: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; desatenção; impulsividade; avaliação; acompanhamento psicológico.

Faça aqui o download do artigo completo

Sobre o autor

Partilha o artigo!